sejaemptyemptybememptyvindo

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Artigo de Opinião - 1

Impactos da Transposição 
do Rio São Francisco no Distrito de Palestina

Um dos assuntos mais polêmicos nos últimos tempos no Distrito  de Palestina do Cariri, em Mauriti, no interior do Ceará, vem sendo o processo de transposição das águas da Bacia do São Francisco. De um lado, os estados doadores se posiconaram contra; do outro, os receptores, a favor.
É inquestionável que o Nordeste possui áreas extremamente áridas que serão beneficiadas com essas águas, solucionando antigos problemas como a escassez de água para irrigação e consumo doméstico. Porém, não pode ser esquecido que uma obra de proporções gigantescas como essa também provoca inúmeros impactos sócio-ambientais e culturais.
Sobre os impactos de cunho ambiental, serão inseridas modificações nos ecossistemas dos rios da região receptora que poderão causar incontroláveis desequilíbrios. Sem falar em toda a destruição e desmatamento que é feita durante o período de construção das passagens de água e do risco de prováveis doenças respiratórias devido à poeira exalada pela explosão de bombas de dinamite usadas para abrir tais caminhos.
No que diz respeito aos impactos sociais, fica clara a tamanha “inocência” do nordestino, visto que, com o término das obras (calculada em cerca de quatro anos), todos os cinco mil empregados nas referidas obras serão dispensados e o aumento da renda e comércio das regiões atingidas cairá vertiginosamente, introduzindo tensões e riscos sociais às cidades (assaltos, pedintes etc.).
A desapropriação das terras e o êxodo para as regiões envolvidas com as obras afetarão o modo de vida da população e de suas relações comunitários e culturais com essas regiões, pressionando a infraestrutura das cidades – que receberão os trabalhadores e os desapropriados pela construção do canal. Isso gerará uma grande demanda por moradia e servições de saúde e alimentação.
O risco de acidentes com animais peçonhetos (sobretudo cobras oriundas das áreas nativas destruídas) é outro prejuízo sofrido por essas populações. Incluem aqui outras mazelas tais como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), que poderão aparecer devido ao relacionamento de mulheres da região com os operários dessas obras.
É necessário reafirmar que é incalculável os danos totais que esse projeto poderá causar. E que uma lista dos tais envolve elementos previsíveis e outros impresíveis.

Alunas: Angélica Gonçalves, Gerlânia Santos e Pâmella Machado (3º. Ano B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário