sejaemptyemptybememptyvindo

sábado, 28 de agosto de 2010

Artigo de Opinião - 2


A Transposição do Rio São Francisco e os Impactos da mesma no Distrito de Palestina

Certamente na região do Cariri, no interior do Ceará, há bastantes indícios de queimadas, desmatamentos e indústrias que se encarregam de poluir o meio ambiente, afetando diretamente o clima, tornando-o mais quente e inapropriado para a sobrevivência. Isso intensifica ainda mais o calor, já tido como extremamente insuportável em alguns lugares dessa região – região essa que só vê chuva em poucos dias durante o ano.
O Distrito de Palestina do Cariri, na cidade de Mauriti, interior do Ceará, sofre essas mesmas consequências, uma vez que está inserido na parte oriental da região do Cariri. Há um fato que tem aumentado a poluição e o clima dessas bandas do interior cearense: a construção do canal de transposição do rio São Francisco.
Os impactos sócio-ambientais causados por essa obra  se expande a cada dia entre os moradores do Distrito e dos sítios vizinhos. Muitas famílias tiveram que abandonar suas casas para que pudessem dar espaço à passagem do canal.
É possível observar também mudanças climáticas causadas pelo desmatamento e pelas queimadas gerando desertos onde antes eram matas habitadas por diversas animais. Estes  são obrigados a saírem do seu habitat natural em busca de outros lugares onde possam constriur suas “moradias”. Suas antigas moradias dão lugar a estradas e vias por onde passam pessoas e máquinas diariamente.
Essa transposição tem afetado direta e indiretamente o Distrito de Palestina, deixando um rastro de destruição. Nos últimos meses, isso tem trazido revolta e insatisfação entre os moradores do Distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário